Brazilian-German family trees
Tree: Main tree
Search

Histories

» Show All     «Prev «1 ... 7 8 9 10 11 12 13 14 15 ... 19» Next»

História da Firma Heuser Irmãos, a primeira casa comercial de Santa Cruz do Sul



(artigo no livro de Hardy E. Martin, Recotes do Passado de Santa Cruz, pp.91-92, Edunisc, 1999)

Seguidamente somos procurados por pessoas que indagam a respeito de dados da primeira casa comercial de Santa Cruz.

A resposta deve ser muito cuidadosa, pois envolve uma série de considerações. Assim, devemos distinguir entre a Colônia de Santa Cruz fundada em 1849, e a povoação, que surgiu a partir de 4 de novembro de 1854, graças aos trabalhos elogiáveis do Capitão Tenente d' Armada, Cândido de Castro Menezes que terminou por dar a Santa Cruz o tracado moderno de nossas ruas.

Ainda devemos considerar que na denominacão de "Casa Comercial" não estão incluídos bares ou botequins em que, naquela época, de quase tudo se vendia. Assim sendo, vamos nos fixar na povoação e a nível de "Casa Comercial" propriamente dita.

Segundo o jornal "Kolonie", edição de 9 de janeiro de 1931, a 1ª Casa Comercial estabelecida em S. Cruz pertenceu aos Srs. Kaufmann&Hasslocher. Estes Senhores já possuíam Casa Comercial em Porto Alegre, desde 1851.

Por volta de 1861 (ou 1862) os mesmos Senhores estabeleceram-se em Santa Cruz na Povoação, que, pouco antes, em 1859, fora elevada à categoria de Freguesia. A casa surgiu na esquina onde hoje encontramos o Banco Real (esquina das atuais Ruas Júlio de Castilhos e Marechal Deodoro).

Alguns anos depois, o Sr. Kaufmann deixa a sociedade entrando para a firma o Sr. Hensel passando a casa comercial à denominação de Hasslocher & Hensel.

Como empregado passou a integrar a firma o Sr. Philipp Heuser. Anos depois o mesmo Senhor passa a sócio, com a retirada do Sr. Hasslocher da firma, que passou à denominação de Hensel & Heuser. Finalmente surge Felipe Heuser & Cia.

Em 1905 falece o Sr. Felipe passando a firma a ser conhecida sob a razão social de Vva. Phelipe Heuser. Finalmente, os irmãos Heinrich e Alfred assumiram a firma, sob a denominação de Heuser Irmãos & Cia.

Esta firma foi, na época uma notável Casa Comercial em Santa Cruz. Chegou a participar, em 1893, da Exposição Internacional Columbiana, em Chicago, EE UU. A medalha em questão está exposição no Museu do Colégio Mauá. A Casa Comercial trabalhava com ferragens, louças, tintas, etc. banha, cordas, cereais, tecidos - inclusive com inúmeras costureiras em atividade. Foram representantes de Cias. Seguradoras, como Livonius, Nacional, Segurança Industrial, Phenix Sul - Americano, Achen & Munich, Indenizadora, Manheim e International; foram agentes das Cias. de Navegação; Hamburg Suedamerikanische Dampfschifffartgesellschaft; foram distribuidores de querosene, gasolina e óleos lubrificantes. Foram como se constata, realmente uma potência em Santa Cruz e região.

Nesta firma trabalharam durante 40 anos, o Sr. Jose Jungblut; durante 36 anos o Sr. Adolfo Pohl; 32 anos, o Sr. Martin Voss; 28 anos, o Sr. Heinrich Ficht; 24 anos, o Sr. Fritz Geske.

No século atual (Século XX), nos anos de 30, Heuser Irmãos & Cia, entrou em sérias dificuldades, acabando por falir. Desapareceu assim a mais antiga Casa Comercial de Santa Cruz, depois de aproximadamente 70 anos de atividade.


Linked to

» Show All     «Prev «1 ... 7 8 9 10 11 12 13 14 15 ... 19» Next»




Site owned by Carlos A. Heuser  (©2004-2017) Software  TNG  (©2001-2017 Darrin Lythgoe)