Genealogias Sul-Brasileiras Search
Carlos Bencke Sobr. II Bem-vindo

Neste site, coleciono os resultados de minhas pesquisas genealógicas, iniciadas na década de 1990. No início, a pesquisa estava focada em meus ancestrais alemães, mas, com o tempo e com o crescimento da famíla, a pesquisa se estendeu também para Portugal e para a Suécia.

A Árvore Principal contém os resultados de minhas pesquisas, e inclui 8274 pessoas que pertencem a 2841 famílias. Alguns nomes de família comuns são Heuser, Bencke (Behncke), Schmitt, Augustin, Barth, Klamt, Volkmann, Immich, Diefenthaeler, Textor e Spier. Para outros sobre-nomes, por favor, visite esta página e para informações adicionais veja a página de estatísticas.

A maioria dos imigrantes alemães provém das regiões Hunsrück, Hessen e Pommern. No Brasil, inicialmente, viveram no Rio Grande do Sul, ao redor de cidades como Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e São Leopoldo, estando seus descendentes hoje espalhados por todo país. As localidades que aparecem na base de dados podem ser visualizadas com auxílio deste mapa-mundi.

Além da Árvore Principal, o site publica duas outras árvores: Árvore Bencke e Árvore Diefenthaeler. Estas árvores contém os descendentes no Brasil de dois casais de imigrantes e são de autoria de outros pesquisadores. Como há parentesco entre membros das várias árvores, pode ocorrer que uma mesma pessoa apareça em mais de uma árvore genealógica. Para acessar uma árvore específica, use um dos links à esquerda, ou o menu 'Árvore' que aparece no topo de todas páginas.

Caso você tenha informações complementares sobre as famílias mostradas, por favor, mande-me um e-mail.

Novidades

2020 - Quando iniciei este site em 2004, escolhi o nome "Genealogias Teuto-Brasileiras", já que o foco de minha pesquisa eram meus ancestrais, estes vindos todos de regiões de língua Alemã. Entretanto, com o crescimento da famíla, comecei a pesquisar também portuguêses, suecos e italianos. Por isso, mudei o título do site para "Genealogias Sul-Brasileiras" que melhor descreve seu conteúdo.

2017-2019 - Nos últimos anos uma grande quantidade de documentos genealógicos, como registros de nascimento, batismo, casamento e falecimento, ou listas de passageiros de navios de imigrantes foi digitalizada e publicada na Web. Isso me possibilitou verificar, corrigir e complementar dados que eu já possuia. Para muitos casos, os fragmentos de documentos relevantes para minha pesquisa foram adicionados às páginas das pessoas correspondentes.

26 Nov 2016 - O site agora está melhor adaptado para dispositivos móveis. As páginas se ajustam para telas menores, sem prejuizo do conteúdo.

Sep 2016 - Agora, além dos mapas atuais, há vários mapas antigos. Os mapas antigos são exibidos diretamente sobre um mapa Google. Cada mapa tem um controle que permite ajustar sua transparência. Com isto, é possível observar a correspondência entre unidades geográficas atuais e antigas. Cabe observar que esta corresponência não é perfeita. Em muitos casos, o mapas antigo não é muito precisos e em outros casos, não foi possível encontrar uma correspondência entre o mapa antigo e o atual, pelas mudanças havidas na geografia do lugar. Estes mapas podem ser acessados pela entrada de menu Mídia > Mapas antigos, disponível em todas páginas.

27 Out 2015 - Temos novos dados sobre os ancestrais de Petronella Marckart Schmitt, que imigrou em 1825. Ela era a mãe de Johann Peter Schmitt, comerciante estabelecido em Hamburgo Velho. Os dados foram pesquisados pelo pastor Tobias Kraft luterano de Bechenheim, a quem agradeço.

2013-2015 - Neste período, a família cresceu e com isso também a base de dados Heusers foi aumentada. Agora, além dos imigrantes Alemães, temos também um grande número de imigrantes Suecos e Portugueses.

27 Jun 2013 - Há duas novas alternativas de navegação dentro das bases de dados do site. Uma alternativa é navegar diretamente sobre um mapa, no qual que aparecem os lugares referenciados no site. Esta possibilidade funciona somente para a base de dados que contém minhas pesquisas (base de dados Heuser). Caso você saiba o nome de uma pessoa ou lugar, mas não conheça a ortografia exata, agora existe a busca por similaridade de palavras. Para acessar estas alternativas de navegação use as entradas de menu "Buscar->Mapa de lugares" e "Buscar->Por palavras".

05 May 2013 - Hoje, depois de muitos anos de pesquisa, consegui localizar os ancestrais alemães dos imigrantes da Família Diefenthaeler, que em 1825 veio ao Brasil. As fontes secundárias aqui no Brasil davam como origem desta família a vila de Rehborn. Provavelmente esta informação vinha de uma tradução do registro de falecimento do genearca da família, que dá o nascimento como sendo em "Hebram ou Hebrem próximo a Alzey". Eu sempre desconfiei da correção desta informação pois Rehborn fica longe (mais de 50Km) de Alzey. Agora, com ajuda de Rodrigo Trespach, foi possível localizar os Diefenthaeler na vila de Gau-Heppenheim junto a Alzey. Provavelmente, o pastor que fez o registro de falecimento do genearca transcreveu Heppenheim como algo que mais tarde foi traduzido para Hebram. De posse destes dados, usando informações adicionais na base de dados Gedbas, me foi possível retroagir sete gerações de Diefetnhaeler na Alemanha, até antes de 1600. Obrigado a Rodrigo e também aos pesquisadores que publicam seus dados na Gedbas.

22 Oct 2011 - Walter Lay, um pesquisador da Alemanha, me apontou um erro no local de nascimento de Heinrich Peter Müller. Este erro provavelmente vem do Códice C-333, que lista os primeiros imigrantes de São Leoplodo. Ao invés de Bieberach, como consta naquele códice, Heinrich veio de Biebern, no Hunsrück. Com isso, foi possível descobrir que ele veio na mesma leva que o irmão, Johann Heinrich Müller, e, a partir daí, avançar na pesquisa até o século XVII. Muito obrigado a Walter Lay.

09 Jan 2011 - A base de dados foi expandida com os dados de Henrique Desjardins, um Francês que imigrou para o Brasil no início do século 20 e aqui se estabeleceu. Agradeço a Roberto Ertel, que me passou os dados e Cezar Desjardins que os compilou.

29 Dec 2010 - A árvore de descendentes de Carl Herwarth von Schwerin foi expandida e completada com fotografias. Os dados foram levantados por Hugo Schwerin Secco.

18 Oct 2010 - Foi possível avançar mais algumas gerações na Alemanha. Recebi de Gretel Bauermann (Solingen) dados por ela pesquisados sobre os ancestrais de Karl Wilhelm Iserhard. A mãe deste imigrante aparentemente era solteira o que havia me induzido a alguns erros agora corrigidos. Muito obrigado a Gretel Bauermann.

20 Jun 2010 - Graças a fontes alemãs coletadas pelo colega genealogista Heinz Schmidt, me foi possível avançar algumas gerações na Alemanha, com os ancestrais de Johann Jakob Ruppenthal. Houve vários imigrantes Ruppenthal vindos do Hunsrück provavelmente aparentados, mas deste meu ancestral me faltavam dados. Talvez agora seja possível estabelecer o parentesco com os demais imigrantes Ruppenthal. Muito obrigado ao Heinz.

Páginas de abertura deste site
Início
Ajuda Árvore Principal
Sobre o autor Árvore Bencke
Contato Árvore Diefenthaeler
De volta ao portal Localidades
Site de Carlos A. Heuser  (©2004-2021) Política de Proteção de Dados Software  TNG  (©2001-2021 Darrin Lythgoe)